Curso inovador forma líderes em cooperativas

Parceria entre OCB/MS e Pro-Fissa proporciona metodologia LAB

Focado em atingir a excelência das cooperativas, na busca do sucesso econômico e financeiro de cada um dos empreendimentos, o Sistema OCB/MS encomendou para a Escola Pro-Fissa o curso Pro-Líderes – Programa Formação de Líderes, para gerentes, coordenadores e supervisores das cooperativas associadas do Sistema em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com o presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis, as cooperativas são organizações empresariais que buscam, cada vez mais, a competitividade. A entidade oferece constantemente cursos na linha de capacitação e profissionalização da gestão aos cooperados. “O sistema adotado pelo Pro-Fissa cabe dentro do pensamento de organização contemporânea, pensando no melhor desenvolvimento com resultados econômicos e financeiros. Confiamos no Pro-Fissa por entender que o trabalho é desenvolvido com foco na sustentabilidade perene, sem data de validade e queremos algo para durar, que tenha longevidade e pensamento crítico. Você precisa de bons interlocutores para fazer as pessoas se desenvolverem intelectualmente e aplicar as metodologias de sustentabilidade e, para nós, o Pro-Fissa está muito alinhado com o pensamento de perenidade das cooperativas”, avalia o presidente.

 

O curso está sendo realizado em Dourados, tendo na última sexta-feira, dia 16 de setembro. Ao todo, serão oferecidos 10 módulos, sendo um por mês, completando 160 horas/aula. A procura pela capacitação foi tão grande (sendo oferecidas apenas 30 vagas), que foi necessário fazer uma seleção. A OCB/MS estabeleceu uma série de critérios para que o interessado possa ingressar na turma. Apenas gerentes, coordenadores e supervidores podem participar, devem ter no mínimo um ano de cooperativa, além de ter o currículo e a contribuição da cooperativa junto ao Sescoop avaliados.

 

Segundo Juarez Pereira, gerente de desenvolvimento de cooperativas da OCB/MS, as disciplinas foram adaptadas para atender as cooperativas, focadas no público alvo que atendesse dois segmentos: o agro e o crédito. Módulos como: Visão de Negócios e Cooperativismo, e Comunicação Corporativa foram pensados exclusivamente para o curso.

team_work
Co-autores (alunos do curso) desenvolvem atividade durante o primeiro módulo do PróLideres

O Pró-líderes tem, dentre os objetivos, desenvolver competências de planejamento, gestão de resultados, foco “do” cliente, inteligência emocional, inovação, otimização financeira, intra-empreendedorismo e comunicação. Além disso, instrumentalizar os profissionais para transformarem as diretrizes estratégicas em resultados práticos para as cooperativas onde atuam; melhorar os índices de produtividade das organizações e auxiliar na construção de uma cultura de Geração de Valor para clientes e negócios. Ao final do treinamento, o participante recebe Certificação em Educação Corporativa com reconhecimento pelo mercado.

 

Sobre a OCB/MS

A OCB/MS – Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul – é o órgão de representação do Cooperativismo sul-mato-grossense; é sociedade civil sem fins lucrativos, filiada à OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. No Estado, atualmente são 105 cooperativas registradas no Sistema OCB/MS, distribuídas por diversos segmentos econômicos, com grande expressão nos setores de saúde, infra-estrutura, trabalho, transporte, agronegócios e crédito. São aproximadamente 170 mil cooperados e emprega mais de seis mil pessoas, representando 9% do PIB Estadual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *